Uma igreja perseguida por ser kerigmática e martírica...


Uma igreja perseguida por ser kerigmática e martírica
Atos 4.
1-      Percebemos logo no primeiro versículo desse capitulo um padrão da igreja primitiva, “Ela anunciava e ensinava em nome de Jesus...” (At 4.1c) Como ela fazia isso? Com qual intensidade?
2-      Qual o resultado de um anúncio (proclamação – kérigma) e ensino centrado em Cristo, em seu Evangelho? (At 4.4) É praticamente impossível que uma igreja centrada em Cristo e que proclama intensamente as Boas Novas, não veja resultados de seu trabalho! Quando vivemos e pregamos o Evangelho a proclamação é tremendamente persuasiva aos pecadores!
3-      Uma igreja posta no meio. Quer dizer no centro da perseguição, (4.7). “Pondo-os no meio...” não é estar em evidência, mas se tornar alvo do ataque do inferno e suas hostes espirituais da maldade. Como a igreja quer hoje estar no centro? Em qual centro ela se encontra?
4-      Uma igreja só terá ousadia se for cheia do Espírito Santo (At 4.8a). Não podemos nos esquecer do que Jesus disse: “ ...ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder”. (Lucas 24.49) Consequentemente sua liderança também deve ser cheia do Espírito Santo, pois assim ela tem voz: “Então, Pedro cheio do Espírito santo, lhes disse: ”. Pedro falou...
a)      Um líder cheio do Espírito Santo, falou;
b)      Precisamos ser líderes cheios do Espírito Santo para falar:
c)      Falar na hora certa;
d)      Falar o que convém;
e)      Falar com autoridade;
f)        Falar tendo propriedade do que é dito;
g)      Falar porque tem uma resposta plausível aos questionamentos daqueles que são nossos opositores e perseguidores;
h)      Falar a Palavra de Deus;
i)        Falar sem temer;
j)        Falar a verdade com veracidade;
k)      Falar o que o Espírito Santo impulsiona.
5-      Essa igreja tem uma resposta àqueles que a inquirem. (4.9). Precisamos como igreja ter uma resposta a essa sociedade pluralista, relativista, secularista, hedonista, pragmática e narcisista!
6-      Sua pregação tem como base Cristo, (4.10-12). É Cristrocêntrica no anuncio e no ensino da Palavra. Em que se baseia nosso anúncio? Em que consiste nossa pregação? Há pessoas que falam mais sobre a sua instituição do que sobre o Evangelho! (Atos 8.5-8).
7-      As pessoas reconhecem a Fonte e a causa da ousadia dessa igreja. (4.13) “ E tinham conhecimento de que eles tinham estado com Jesus...”. O que as pessoas reconhecem em nós? Elas podem notar alguma característica cristã em nossa vida? Fora das quatro paredes o quanto eu pareço um verdadeiro adorador?
8-      Ela se torna irrepreensível por causa poder que nela opera, (4.14-16). A vida de santidade e de busca em Deus, resulta em uma igreja operante, que é respaldada tanto pelo poder de seu testemunho como pelo poder do que ela realiza em Deus!
9-      Então ela é perseguida, seus opositores se levantam para coibi-la. (4.17-18). Uma igreja que não sofre nenhuma manifestação contrária onde a mesma está inserida, pode apontar para uma atuação fraca, inibida, enfim possa ser que esta esteja acomodada em seu próprio ninho!
10-  Contudo essa igreja é ousada e não se detém. Por quê hoje a igreja acaba se detendo diante dos desafios? (4.19-20). Por que algumas igrejas têm se detido na propagação do Evangelho? Por que muitos de nós tememos falar de Jesus? Por que muitos não desfrutam de ousadia para ser testemunhas de Cristo? (Atos 1.8).
“Procuremos desenvolver nosso chamado, sejamos não apenas uma igreja plantada em determinado lugar, mas uma igreja presente atuante! Uma igreja plantada todos sabem onde ela está, seu endereço; uma igreja presente, estar em movimento, ela atua e se faz presente em sua comunidade! Uma igreja plantada, preza por suas programações, uma igreja presente pelos desafios onde ela está inserida! Uma igreja plantada está acomodada a sua situação, uma igreja presente, não se conforma em não fazer a diferença! ”

Luciano Costa. 2 de março de 2018.


0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros