Sobre o tema da EMITES Edição Especial – On Line – Julho de 2020. “Coram Deo”





Sobre o tema da EMITES Edição Especial – On Line – Julho de 2020.
“Coram Deo”
Fui interrogado por alguns jovens sobre essa temática, o porquê de um nome tão estranho? Ou uma expressão quase que totalmente desconhecida? Na verdade o tema visa proporcionar uma ampliação da nossa cosmovisão sobre como compreendemos nossa atuação nesse mundo, bem como nosso lugar nele.
Corremos o risco de delimitar a relevância da presença de Deus em nossas vidas, como se a mesma estivesse restrita ao lugar de culto e adoração. Ou ainda de fragmentar a própria vida em duas ambiências: uma sagrada e outra profana (secular)! Vivendo na presença de Deus continuamente e constantemente é a ideia principal dessa expressão. Segundo Darrow Miller em seu livro, “Vocação – escreva sua assinatura no Universo:

“Nossos antepassados na fé usaram a frase em latim coram Deo para descrever esse estilo de vida. A palavra coram é derivada do latim cora, que significa “a pupila do olho”. É traduzida como “em pessoa”, “face a face”, “na presença de alguém”, “diante dos olhos”, “na presença de”, “diante de”. A segunda, Deo, é a palavra latina para Deus. A ideia chave na frase é de um relacionamento pessoal e íntimo. Nesse caso, Deus me conhece intimamente. Nada está oculto. E eu estou conscientemente procurando viver toda a minha vista na presença de Deus – “diante da face de Deus”. Alguns têm usado o conceito de “plateia de um só espectador” para descrever esse estilo de vida”.

Pode nos parecer um tema “estanho” em face de sua pouca divulgação e por quase não ouvirmos de nossos púlpitos essa abordagem sobre cosmovisão. Todavia, é uma temática urgente, pois precisamos ter uma compreensão plena e bem embasada de nossa fé e de nossas convicções. Por que cremos assim e não de outra forma? Como nossos valores morais, espirituais, familiares, sociais, econômicos entre outros foram e são definidos a cada dia? Portanto, enfatizamos a relevância desse estudo e dessa temática.
Sobre a origem da referida frase [Coram Deo], é pertinente apontarmos um referencial teórico para a mesma, citarei um texto extraído do livro “Introdução à Cosmovisão Cristã”, escrito por Michael Goheen e Craig G. Bartholomew, publicado pela Editora Vida Nova:

“Em todos os aspectos da vida humana, a pessoa se vê face a face com o Deus vivo. A vida humana inteira vivida coram Deo, “diante da face de Deus” ou “na presença de Deus”. Essa expressão latina é encontrada cerca de cinquenta vezes na Vulgata (a tradução da Bíblia feita por Jerônimo para o latim). A expressão bíblica faz lembrar uma imagem das cortes no antigo Oriente, a saber, a sala do trono do monarca onde os servos do rei ficavam diante dele a postos, alertas, sempre conscientes de sua presença, prontos, preparados para reagir às ordens do rei. Viver coram Deo é viver na presença de Deus e ter consciência dessa presença, reagindo positivamente à sua palavra, estando pronto para servi-lo”.

Portanto, meus amados irmãos, obreiros e alunos dessa Edição Especial da EMITES, que essa presença permeei nossos dias, nossas ações, nossas decisões, nossas famílias, nosso servir e nossa adoração! Somos chamados a vivermos plenamente na presença de Deus, somos chamados a viver um estilo de vida Coram Deo.


MILLER. Darrow, L. Vocação – escreva sua assinatura no Universo. Publicações Transforma. São Paulo-SP. 2012.

GOHEEN. Michael W. & BARTHOLOMEW. Craig G. Introdução à Cosmovisão Cristã. Vida Nova. São Paulo. p.66. 2016.



Luciano Costa.
Coordenação da EMITES. 



0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros