UMA PALAVRA DE ÂNIMO AOS PEREGRINOS...




UMA PALAVRA DE ÂNIMO AOS PEREGRINOS...
Texto: Hebreus 11. 32-40

Introdução: Faltou tempo, espaço para o autor de Hebreus apresentar a lista de exemplos de salvos que permaneceram firmes na fé, mesmo ante as maiores perseguições e oposições. O que eles nos disseram através de seus exemplos? O legado deles pode servir de inspiração hoje ainda? Vamos, portanto, a nossa reflexão sobre essa palavra de encorajamento àquela comunidade judaica, convertida que era perseguida por causa de sua fé.

1-      A principal característica que o autor cita, está bem evidente em todo o capitulo: “ Os quais, pela fé...” (Hb 11.33a). Será que estamos cultivando uma vida pautada no princípio da fé? O que andamos realizando “ pela fé...”?
2-      O que eles fizeram pela fé? “ Venceram...”. Muito bem, hoje se canta muito sobre vitória, se profetiza muito sobre vitória, (não há nada de errado em crer na vitória...) a questão é como essa vitória nos é apresentada? Qual o sentido da palavra vitória para nós hoje, igreja de Cristo nesse mundo hedonista, pragmático e secularista?
3-      O autor continua: “Pela fé praticaram a justiça...” Será que nossa fé nos leva, conduz a prática a justiça?  (Mt 5.6,10,20; 6.33).
4-      Foram firmes mesmo em meio às fraquezas: “...da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram...” (Hb 11.43) O que acontece com muitos de nós hoje quando nos sentimos fracos? Quando atravessamos duras batalhas? (Rm 8.26; II Co 12.9-10)
5-      “Uns foram torturados, não aceitando seu livramento, para alcançarem uma melhor ressureição”. (Hb 11.35). Pergunto, até onde estamos dispostos a sofrer por amor a Cristo? (II Tm 1.12; II Tm 2.9) “Estamos dispostos a focar no que é eterno em detrimento do que temporal e passageiro? ” (II Co 4.16-18).
6-      Não sei se devo dizer, mas a verdadeira fé em Cristo não só nos trará bênçãos e vitórias... “ Outros experimentaram escárnios e açoites...” (Hb 11.36) Por quê? Por causa da fé. A fé proporcionou isso! (II Co 11.24).
7-      A lista prossegue: “ Forma apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada andaram vestidos de pelos de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados”. (Hb 11.37) Não havia lugar para eles! Não havia espaço, não era favorável, havia perseguição!
8-      A verdadeira identidade dos peregrinos. “ Homens dos quais o mundo não era digno. Errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. (Hb 11.38). O mundo achava que eles não eram dignos, mas o Espírito Santo deixa claro era o mundo que não era digno deles!
9-       Observem que eles também obtiveram “ tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa...”. (Hb 11.39). Eles obtiveram bom testemunho por causa da fé...
10-   A partir do cap. 12 o autor se direciona especificamente a nós. O conselho é prático (Hb 12.1).
11-   Qual o nosso foco, ( Hb 12.2). Como manter esse foco?
a)      Olhar- para onde? Olhar para Cristo, apesar da grande nuvem de testemunhas que ele apresenta no capítulo, Jesus é o Sol da justiça, devemos ser guiados pela sua luz.
b)      Suportar – O quê?  A cruz! Não troque sua cruz, não a despreze.
c)       Desprezar- o quê? Despreze a afronta! O escárnio, a zombaria, o agravo, as contrariedades, etc.
d)      “...e assentou-se à destra do trono de Deus”. ( Hb 12.2). Jesus pelo gozo que lhe estava proposto suportou! E nós? Temos preciosíssimas promessas para pudermos desprezar toda a afronta, todo o obstáculo e continuar firmes olhando para Jesus, Ele é a nossa maior recompensa!
e)      Considerar – o quê?  Considere o próprio Cristo como exemplo! Ele sofreu, Ele padeceu em nosso lugar...
f)       Suportar – o quê? Suporte até o fim, persevere! “Eu não acredito num Evangelho em que alguém deixa a igreja por causa de uma oportunidade, cargo, função... Não há centralidade de Cristo nesse Evangelho, há caprichos e desejos humanos de ser reconhecido ou de usufruir do Evangelho em benefício próprio! ”
g)      Para qual propósito? “Para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”.  (Hb 12.3).

Concluindo: Por que muitos acabam desfalecendo na fé? Por que muitos ficam fracos na fé? Será que deixaram de olhar para Jesus? Olharam para os homens, para a instituição religiosa? O autor deixou essa palavra de encorajamento aqueles irmãos e serve para nós hoje também, olhemos para Jesus! Suportemos a cruz, desprezemos a afronta, consideremos o que Jesus passou por nós! Uns venceram reinos, praticaram a justiça, apagaram a força do fogo, colocaram exércitos em fugida, e tantas outras maravilhas; todavia o autor diz, que outros, foram serrados, tentados, mortos ao fio da espada, perseguidos, andaram errantes pelos desertos e cavernas da terra, percebe? O autor diz que pela fé eles venceram, mas aconteceram coisas e fatos diferentes com eles. Assim tem sido a igreja ao longo da história sempre teremos os mártires, temos também os que escaparam com livramentos, mas o relevante é permanecer firme até o fim!

Luciano Costa. 6 de setembro de 2018. Doutrina. AD – São Fernando-RN


0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros